Novas Perguntas Sugestões Reclamações
A Empresa Resíduos Sólidos
Coleta Seletiva
Coleta Especial
Fim do Lixão
Água Esgoto
Notícias

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Busca de Notícias:  

                   

COLETA SELETIVA EM ATIBAIA

Hoje Atibaia mantém um processo de coleta seletiva que é feito em toda a área urbana da cidade, administrada pelo SAAE, pela empresa Construrban (responsável pela coleta de lixo na cidade) e pela Cooperativa São José, a mesma que opera na Central de Reciclagem de Caetetuba.

Das cerca de 90 toneladas de lixo coletadas diariamente na cidade, 13% são processados na usina de triagem. Ou seja, por mês os cooperados de Caetetuba conseguem separar algo em torno de 300 toneladas de lixo reciclável, que é vendido a empresas especializadas.

O objetivo do SAAE – responsável direto por esse serviço - é elevar esse índice de reaproveitamento de lixo na usina a 20% nos próximos dois anos. Mas para que isso aconteça, são necessárias ações que devem contar com apoio da população.

A principal delas é respeitar os horários de coleta seletiva. Muita gente ainda não tem essas informações atualizadas, por esse motivo o SAAE vem planejando uma campanha maciça para que as pessoas possam saber, com certeza, o dia e a hora que os caminhões passam pela sua casa. A campanha visa orientar também a forma como esse lixo deve ser separado ainda na residência.

O SAAE vem mantendo também contato com executivos do grupo Tetra Pak, empresa que produz embalagens longa vida e que tem interesse em incentivar o reaproveitamento desse material. A empresa é a única no país que agora detém a tecnologia de reciclagem das embalagens. Estamos em adiantadas negociações com a empresa, para realização de campanhas de incentivo ao reaproveitamento desse material, que será separado na central de triagem e enviado de volta para a própria Tetra Pak. Isso representa, além de uma importante ação de preservação ambiental, um ganho maior para as famílias que trabalham na Cooperativa.

Há pessoas que não entendem o sistema de coleta quando vê o veículo recolhendo o reciclável e jogando tudo junto em um mesmo caminhão. Na verdade, essa ‘mistura’ não gera prejuízo, porque todo o material é levado para a Central de Triagem e, lá, devidamente separado por tipo (metal, vidro, papel, plástico, etc). O que não pode acontecer é misturar lixo orgânico, não reciclável, com aquele que pode ser reaproveitado. Isso sim geral prejuízos para quem hoje vive do processo de reciclagem

A coleta seletiva não se resume apenas ao lixo doméstico. O SAAE mantém 6 PEVs (Posto de Entrega Voluntária) espalhados pela cidade, onde são depositados resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal, etc.
O SAAE e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura, definiram também normas para descarte do chamado resíduo de material de construção civil, o entulho, que hoje tem legislação própria para ser depositado. A dica é ligar para o SAAE e informar-se sobre as empresas cadastradas pela coleta de entulho, antes de iniciar sua obra ou reforma. O telefone é 4414-3500.

PEV’s - Pontos de entrega voluntária:

 

 

 

Serviços
Agência Virtual
Informações
Estatísticas Finanças Meio Ambiente
Educação Ambiental
Campanhas
Licitação

  

MINISTÈRIO DAS CIDADES

NÙCLEO SETORIAL SANEAMENTO

Desenvolvimento: Make Media Produções em Multimídia e Internet