24/03/2010 - Inauguração de fonte e plantio de árvores marcaram o Dia Mundial da Água

Para marcar duas datas importantes para a vida no planeta, a Prefeitura de Atibaia e o SAAE – Saneamento Ambiental entregaram uma nova obra para a cidade, a revitalização da praça Roberto Gomes Pedrosa, que ganhou uma fonte luminosa. As datas importantes foram o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água, comemoradas, respectivamente, 21 e 22 de março.

O projeto da praça, executado com verbas do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão do governo do Estado, custou cerca de R$ 500 mil e prevê obras em toda aquela área, inclusive no Centro de Convenções. Só a fonte luminosa foi orçada em R$ 50 mil. A obra foi executada por profissionais da Secretaria de Urbanismo e Meio e a praça ganhou ainda novo gramado, piso, iluminação, bancos e arborização.

Na inauguração, segunda-feira pela manhã, estavam o prefeito Dr Denig e vários secretários municipais, entre eles Beto Tricoli, de Urbanismo e Meio Ambiente, pasta responsável pelas obras, além da superintendente interina do SAAE, Márcia Nogueira. Funcionários da Prefeitura, do próprio SAAE e alunos da Emei Florêncio Pires também participaram da solenidade.

Em seu discurso, o secretário Tricoli falou sobre o projeto, lembrando que ele vai valorizar bastante todo aquele setor da cidade. O ex-prefeito lembrou ainda das lutas pela gestão das águas e a necessidade de um maior controle sobre as reservas da região, que além de garantir a preservação e o abastecimento, podem contribuir também para evitar acontecimentos como os ocorridos no início do ano, quando as represas extravasaram e inundaram parte da cidade. “Precisamos nos manter atentos tanto para a preservação desse importante recurso, como para administrá-lo de forma responsável”, disse Beto Tricoli.

O prefeito Denig fez um balanço sobre a situação da água no mundo, lembrando que dos 3% potáveis que existem no planeta, menos de 1% estão disponíveis na superfície, na forma de nascentes e mananciais. “São números que, ao mesmo tempo que nos assustam, também nos motivam a buscar soluções imediatas, a nos preocuparmos com a necessidade de uma mudança de postura e ver esse cenário com a seriedade que ele merece. Vivemos em uma região privilegiada, com água em abundância, talvez por isso não imaginemos o que seria a vida sem esse recurso. No entanto, precisamos agir enquanto o problema ainda não bateu diretamente em nossa porta”, salientou.

A fonte inaugurada é a chamada ‘borda infinita’, ou seja, é como se fosse uma dentro da outra. Quando a interna transborda para a área externa, ocorre também a aspiração e drenagem e o retorno é feito através do bico gêiser. O reaproveitamento das águas se dá através do próprio piso drenante.

Na frente da fonte, há também sete esguichos que podem ser iluminados com lâmpadas especiais de led. O equipamento permite uma programação prévia e isso possibilita a fonte ser ligada e desligada automaticamente. Tão logo a fonte foi inaugurada, um grupo de crianças plantou novas árvores na praça e, como estava calor, a garotada não resistiu a correr entre os esguichos.

Fotos: Prefeito Denig, o secretário Beto Tricoli e a superintendente do SAAE plantam árvore com as crianças na nova praça.

Data: 3/24/2010