24/05/2010 - SAAE mantém abertas negociações com sindicato de seus funcionários

Sobre as reivindicações propostas pelos servidores desta autarquia, feitas através do sindicato da categoria, o SAAE informa que mantém, como sempre manteve, abertos todos os canais de negociação.

Esta semana, em assembléia, os servidores rejeitaram a contraproposta apresentada pela empresa, para uma série de pleitos feitos pelo sindicato. O SAAE informa que sempre pautou sua política de trabalho com foco no servidor, o maior patrimônio desta casa.

Hoje o SAAE é, de longe, uma das empresas públicas que mais benefícios concede aos seus colaboradores, na comparação com diversos outros setores.

No entanto, entendemos que as propostas feitas pelo sindicato infelizmente estão além das atuais possibilidades da autarquia, além de terem sido apresentadas fora do período oportuno para esse tipo de negociação.

O Acordo Coletivo de Trabalho, no qual estão inseridas algumas das propostas apresentadas pelos trabalhadores, tem vigência até 2011, ou seja, só deverá ser renegociado no ano que vem. Para 2010, apenas questões ligadas aos índices de reajustes aplicados deveriam ser tratadas.

Entre os itens negociados esta semana estão:

O SAAE hoje oferece aos seus quase 300 trabalhadores, um reajuste salarial na casa de 5,38%. O sindicato quer 5,70%

O sindicato quer aumento real de salário, ampliação da função acessória e participação nos lucros. Essas questões, o SAAE entende, não podem ser negociadas neste momento, nem dependem exclusivamente da autarquia, já que devem ser regulamentadas através de lei, apreciada pela Câmara Municipal.

E, finalmente, o SAAE mantém hoje um refeitório que fornece diariamente - sem custos aos trabalhadores – café da manha e almoço a todos os funcionários e mais jantar àqueles que atuam nos plantões. Além disso, todos recebem um cartão-alimentação no valor mensal de R$ 121,50. Para o SAAE, o custo desses benefícios com alimentação representa R$ 362,13 por mês, sobre cada servidor.

Os trabalhadores entendem ainda ser pouco e exigem um reajuste próximo de 150% no cartão-alimentação, que passaria para R$ 300,00, mais a manutenção do refeitório.

O SAAE se propõem a manter o refeitório para os trabalhadores (ao contrário do que acontece em todas as outras autarquias e empresas privadas) e a reajustar o valor do cartão ao patamar da cesta básica recebida pelos servidores da Prefeitura (que não tem refeitório) e que é de pouco mais de R$ 128,80. No entanto, essa proposta foi rejeitada em assembléia.

O SAAE tem pleno entendimento de que é possível chegar a um acordo que seja bom para o trabalhador e razoável para a empresa e, dessa forma, atender às justas reivindicações da categoria.

Assim se evitaria que a população de Atibaia, que paga todos esses custos através de suas tarifas e impostos, não seja prejudicada por esse impasse.

Acreditamos que o bom senso vai prevalecer.

SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia

Data: 5/24/2010